Matérias

Skydive Cascavel comemora título do paraquedismo

No domingo (15), o céu de Guaíra ficou colorido com a competição de Paraquedismo, que aconteceu durante a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. As provas, que iniciaram no sábado (14) são válidas pelo Campeonato Paranaense de Paraquedismo V3B. Os 24 paraquedistas que participaram, puderam voar com uma paisagem composta pelo Lago de Itaipu, Parque Estadual de Ilha Grande e Ponte Ayrton Senna.

Depois de três rodadas de saltos, as equipes de Cascavel e Dois Vizinhos foram as melhores colocadas e decidiram no domingo, quem ficaria com o título estadual da categoria V3B. Participam ainda do torneio atletas de Arapongas, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cambira, Cornélio Procópio, Toledo, Guarapuava, além da cidade-sede. A equipe campeã foi a Skydive de Cascavel, composta por Joenil Damasio, Marcelo Baroni e Eliéber Lima.

Para competir, os times foram mesclados por paraquedistas com e sem muita experiência, a fim de inserir novos atletas no circuito. “O modelo de competição criado pela federação não dá condições para que atletas muitos experientes se juntem para competir, o que criaria uma disparidade muito grande entre os competidores, mas, sim, proporciona que atletas menos experientes possam participar de uma competição, abrindo um horizonte a longo prazo para que o paraquedista fique motivado a continuar no esporte”, mencionou Joenil Damasio, que desde 2001 também é instrutor.

O esportista ainda destacou o quanto o esporte é acessível e seguro. “O paraquedismo é um dos esportes mais incríveis que existem. A sensação de você estar em queda livre e voando relativamente a outras pessoas é impressionante, foi o que me marcou no meu 11º salto. Além disso, a tecnologia empregada nos equipamentos proporciona um nível de segurança bastante grande, além disso muitas pessoas têm o esporte como um hobby, vale a pena conhecer”, evidenciou. 

“Essa medalha representa um esforço conjunto, a união do nosso time, é resultado do nosso empenho e concentração. Fizemos o terceiro salto em 10 segundos, no primeiro havíamos fechado em 18, fomos melhorando salto a salto e, neste domingo, com o time bem entrosado, nosso primeiro campeonato junto com o Eliéber, conseguimos conquistar o título estadual”, comemorou Baroni.

Colaboração Esporte Paraná

(Foto: Jaqueline Galvão/ Esporte Paraná)