Matérias

Parque Vila Velha recebe Revoada de Balões

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, recebeu, no domingo (13), a 1ª Revoada de Balões. Foram 15 balões de tamanhos e formatos diferentes, produzidos no estado. As decolagens aconteceram na área restrita do parque, às 7h30 e 16h30.

O evento, que teve caráter experimental, teve o objetivo de mostrar a viabilidade de se implantar voos permanentes de balões no parque. “A ideia é proporcionar uma nova frente de divulgação da cidade, em particular do Parque Estadual de Vila Velha, principal produto turístico de Ponta Grossa”, completa o secretário municipal de Turismo, Edgar Hampf.

Atualmente, Vila Velha passa por um processo licitatório, que deve repassar a gestão das lanchonetes, dos ingressos, do estacionamento e dos passeios para a iniciativa privada, com uma economia que deve gerar R$ 4 milhões por ano aos cofres públicos.

Balonismo

O balonismo é uma das modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados pelo Governo no Paraná neste ano. Ao todo, são 29 modalidades esportivas e disputas que acontecem em 26 municípios. As cinco etapas da competição devem reunir ao todo, cerca de 200 mil pessoas, entre atletas, dirigentes de federações esportiva e a comunidade.

Concessão

 A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publico o edital do processo no começo de setembro. A disputa é dirigida a empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno.

A empresa aprovada terá direito as áreas de venda de ingressos de entrada e dos atrativos; controle e cobrança de estacionamento; transporte interno; alimentação; gestão do Centro de Visitantes e da Loja de Conveniência; monitoramento do uso público nas trilhas e segurança patrimonial. Também podem ser oferecidas atividades como mountain-bike, balonismo, campo de desafios, e outras.