Matérias

Maior parque aquático termal da América Latina fica em Itaipulândia

Itaipulândia é uma das acolhedoras cidades que irá receber a terceira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná, que começam amanhã (27). Com menos de 10 mil habitantes, o município faz divisa com o Paraguai e se destaca pelos investimentos em educação, saneamento básico e meio ambiente.

O município arborizado e de ruas largas tem como marca a economia forte. Graças aos royalties recebidos pelas atividades da Itaipu Binacional, Itaipulândia tem uma das maiores rendas per capita da região.

O principal setor econômico é a agricultura, principalmente pelo cultivo de soja, milho e fumo. Apesar disso, a indústria, comércio e serviços têm importante contribuição para o produto interno bruto local. A atividade turística em crescimento incluiu a cidade no roteiro dos destinos turísticos do Estado.

Confira os passeios:

Itaipuland Hot Park, Resort e Spa Thermal

Maior parque aquático termal da América Latina, localiza-se próximo do centro da cidade, na estrada que dá acesso ao Lago de Itaipu. São 260 metros quadrados de atrações, como piscina de ondas, montanha-russa aquática, castelinho das águas e rios lento e selvagem. Só de tobogã são três opções: quatro pistas, queda livre e caracol.

Fora da água, dá para gastar energia na quadra poliesportiva e também na academia que ficam no local. Para recarregar as baterias, tem restaurante, lanchonetes e bares molhados. Um hotel próprio, posto médico e equipe de salva-vidas tornam a infraestrutura ainda melhor.

A água termal a 42°C é um atrativo a mais. Ela tem propriedades terapêuticas e é rica em sais mineiras benéficos à saúde. Quer mais? O parque ainda é palco de eventos e shows.

Balneário Turístico de Linha Jacutinga

Localizada a menos de 5km da sede do município, a praia artificial tem 700 metros de extensão e recebe milhares de visitantes todos os anos. O espaço para camping é amplo e bem estruturado: conta com quiosques, churrasqueiras, banheiros, vestiários, chalés, restaurantes e píer. Para quem vai de carro, tem estacionamento. Para quem prefere barco, atracadouro.

Os esportes também estão no “cardápio” do local. De dezembro a março, acontece o ItaVerão, tradicional evento esportivo que também oferece atrações culturais. Nos demais meses, é possível exercitar-se nos campos de futebol tradicional e suíço, na quadra de vôlei de areia e em uma academia ao ar livre. Para completar, um pavilhão de eventos recebe as festas da cidade.

Monumento à Nossa Senhora Aparecida

Localizado no ponto mais alto da cidade – a comunidade de Caramuru -, o monumento é o maior da América Latina, feito em concreto, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Com 26 metros de altura, a imagem tem apenas 12 metros a menos que a do Cristo do Corcovado, do Rio de Janeiro.

Imponente, a construção, considerada oficial pela Igreja Católica, exibe um manto de quase 100 metros quadrados cravejado de pastilhas. No interior, são 80 metros quadrados e acabamento em mármore. A porta de entrada tem a forma do mapa do Brasil.

O local é muito frequentado por fiéis para pagar promessas. No feriado de 12 de outubro, quando se homenageia a santa, o município recebe cerca de 7mil visitantes.

Centro de Lazer José Hermes

Ideal para descanso e programas em família, o lugar oferece quadra de areia, academia ao ar livre, pista para caminhadas e um lago artificial que garante mais beleza à paisagem. A lanchonete deixa o passeio mais saboroso. E tem ainda um espaço para atividades culturais.

Colaboração Esporte Paraná

(Foto: Divulgação)