Matérias

Escalada: saiba como o esporte é praticado

Subir ao topo, alcançar grandes altitudes e estar em locais quase nunca explorados: esses são os objetivos dos alpinistas. A prática da escalada – esporte que utiliza técnicas e movimentos específicos para subir montanhas ou muro artificial – também está dentro das modalidades do Jogos de Aventura e Natureza do Paraná.

Pouco conhecida, o esporte exige coordenação motora, controle mental, além de muita força e flexibilidade. Essas características fazem com que a atividade seja uma prática para aliviar o estresse do dia-a-dia.

Praticada em vários ambientes, o alpinismo usa as mãos e pés para progredir na parede. Uma parte importante da escalada é a proteção, já que o esporte oferece alto risco aos atletas.

Como a maioria das atividades é realizada em grandes alturas, o esportista precisa seguir regras de segurança ensinadas pelas organizações e instrutores credenciados. É recomendado a realização de um curso básico de escaladas.

As formas de proteção também se diferenciam entre os tipos de escalada: fixas ou móveis. Nas fixas, o primeiro escalador a subir coloca peças não retiráveis para a realização da segurança (grampos e chapeleta). Já nas chamadas “vias em móvel”, existem fendas e rachaduras em que são colocadas por cada guia, como os friends, camalots, nuts,e outros.

Os equipamentos principais para a prática são: corda, cadeirinha, sapatilha, mosquetões, freio, capacete, magnésio, fita solteira, e outros.

Colaboração Mateus Bossoni