Matérias

Conheça Santa Terezinha de Itaipu: o paraíso das reservas naturais

No extremo oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, fica a cidade de Santa Terezinha de Itaipu. O município, com aproximadamente 23 mil habitantes, faz divisas com o Lago de Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu e outras cidades da região conhecida como os municípios Lindeiros.

A cidade, que está entre as que recebem os Jogos de Aventura e Natureza, destaca-se por ter várias Unidades de Conservação Ambiental (RPPN), além do Corredor de Biodiversidade que liga o Parque do Iguaçu à Área de Conservação do Lago de Itaipu.

Outro ponto positivo da cidade é o programa de coleta seletiva, que hoje é exemplo para o Brasil e outros países no processo de coleta, separação e processamento de materiais recicláveis.

Entre os lugares mais visitados da cidade está o Balneário Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, que fica a 14 quilômetros do centro da cidade. O local conta com área de camping, infraestrutura para a prática de esportes, passeios náuticos, caminhadas e pesca esportiva. No momento, a estrutura passa por revitalização, mas o serviço deve proporcionar espaço amplo e moderno para os visitantes.

Outro lugar visitado na cidade é o Bosque dos Pioneiros, que conta com uma área de preservação de árvores nativas. O espaço é ponto de encontro para rodas de chimarrão, conversas, com bancos e áreas de descanso.

Para os mais aventureiros, o Parque Domingo Zanette é uma opção, com uma área ideal para a prática de ciclismo e jogging. O espaço ainda tem playground para crianças e uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Colaboração Viaje Paraná