Matérias

Conheça Santa Helena: cidade faz parte do roteiro dos Jogos

Santa Helena, cidade banhada pelas águas do Lago de Itaipu, no Centro da Costa Oeste do Paraná, é uma das cidades que recebe os Jogos de Aventura e Natureza. Localizada entre Guaíra e Foz do Iguaçu, o município tem 26 mil habitantes e uma área verde preservada que encanta.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da cidade gira em torno da agricultura, seguida da produção de suínos, aves, comércio e serviços.

Os turistas costumam caminhas pelas áreas verdes preservadas, com a riqueza da fauna e flora, e desfrutar do lazer na praia artificial, reencontrar-se espiritualmente e contemplar a bela paisagem do mirante do Cristo Esplendor. Santa Helena também é o destino para quem procura ótimas imagens e lembranças inesquecíveis.

O Balneário Terra das Águas, localizado a 1,5 quilômetros do centro da cidade, tem uma ampla estrutura, incluindo área para camping e um calçadão à beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Aberto o ano todo, o lugar ainda é palco de inúmeros eventos, como a tradicional festa da virada.

O monumento Cristo Esplendor, por sua vez, tem 12 metros de altura e fica em um dos pontos mais altos da cidade, onde é possível contemplar a vista do local, das áreas verdes e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu.

As dicas para Santa Helena são, além dos passeios na mata, encontros de ciclismo, além do Encontro Internacional de Morhomes. Para repor as energias, a cidade oferece cerca de 500 leitos distribuídos entre os aconchegantes hotéis e pousadas de pequeno porte. Caso o turista procure por algo ao ar livre, existe também uma área que pode acomodar até 3mil pessoas acampadas.

A estrutura do local conta ainda com 93 quiosques e 200 churrasqueiras, contribuindo ainda mais para uma noite agradável sob a luz do luar.