Matérias

Conheça os campeões do Circuito Paranaense de Surf

Neste final de semana, cerca de 125 atletas disputaram o Circuito Paranaense Profissional e Amador de Surf em 10 categorias. Foram dois dias de baterias na Praia Brava, em Matinhos, no litoral do Paraná, durante os Jogos de Aventura e Natureza.

Na categoria sub12 feminino, Gabriely Vasque, foi a grande campeã com 8.30 pontos, seguida de Luara Mandelli (7.16) e Clara Chaves (4.44). Mudando os lados do pódio, Luara Mandelli (7.87) garantiu o troféu de primeiro lugar na categoria feminino, em seguida Gabriely Vasque (6.80) com o segundo e Clara Chaves (4.66) em terceiro.

No masculino o destaque foi Anuar Chiah, campeão do sub12 com 9.83 pontos, terceiro lugar no sub14 com 6.60, e campeão também no sub18 com 10.56 pontos. No Sub12, o segundo lugar ficou com Lucas Camargo (8.43) e o terceiro Kauã Carvalho (4.07). No sub 14, o grande campeão foi Lucas Cainan com 11.37, em segundo, Lucas Camargo com 11.10. Na categoria Sub18, Ryan Cordeiro garantiu o segundo lugar com 10.50 e Hedieferson Junior, de Santa Catarina, o terceiro lugar com 7.83.

Os primos Gustavo Valentin (13.33) e Vitor Valentin (12.70) levaram o troféu de primeiro lugar para a Ilha do Mel. Gustavo garantiu o troféu de campeão na categoria Universitário e Vitor, na profissional, que teve uma final difícil, mas conseguiu se recuperar na última onda. “Esse campeonato foi muito diferente no que sou acostumando a competir. Eu tive uma interferência ali no segundo round, perdi ponto, mas na minha última onda consegui fazer a maior nota do campeonato 9.50, saí comemorando demais. Muita felicidade, muita alegria, consegui encerrar com essa vitória e levar para Ilha essa vitória é muito importante”, comentou Vitor.

O segundo lugar ficou com Edson de Pra (11.26 pontos) e o terceiro João Marcos (10.97).

Curitiba

Outra final que foi muito comemorada foi da categoria Curitiba, para atletas que moram na capital do Paraná, e quem não conseguem treinar todos os dias como os que moram no litoral. “Essa categoria sempre tem muitos atletas inscritos. É uma categoria que abrimos para dar oportunidade aos surfistas que não moram no litoral e que não treinam todos os dias”, explicou Renato Trogue, diretor técnico da OCEAM (Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos).

Alessandro Schmtiz comemorou muito seus 13.66 pontos que garantiram seu primeiro lugar, seguido de Yan Conceição e Guilherme Fernandes.

No Master, o troféu foi direto para Santa Catarina. Ricardo Tavares (11.17) levou o primeiro lugar, Marcelo Saporski (10.90) em segundo e Raphael Feliz (6.40) em terceiro, ambos do Paraná.

Colaboração e foto: Thaís Fernanda Mendes/ Esporte Paraná