Matérias

Antonina recebe Paranaense de Iatismo nos Jogos de Aventura e Natureza

Aproximadamente 50 atletas disputaram no último final de semana, em Antonina, o Campeonato Paranaense de Iatismo. A prova fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza, que teve a quarta etapa – a segundo do litoral paranaense.

Ivan Marçal, que é coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza em Antonina, afirmou que o evento promoveu a integração estadual de atletas de várias regiões do Estado.

O diretor da prova de iatismo, Sergio Montenegro Kraemer, da Federação de Iatismo do Estado do Paraná (FEIP) explicou que está é a primeira experiência de competição em água salgada para muitos atletas. Kraemer ainda disse que a maior delegação é de Foz do Iguaçu, que veio por meio do projeto social Velejar é Preciso.

Sergio lembra que o projeto revelou atletas de alto nível, quem tem conquistados títulos importantes no Brasil e no exterior, mas que haviam navegado apenas em água doce. “Em Antonina, por ser mar, as condições são diferentes por causa da maré e do vento. Muitos atletas navegam nessas condições pela primeira vez e essa experiência é extremamente importante para o desempenho desses atletas”, afirmou.

Em Antonina, o Campeonato de Iatismo foi feito em três classes: Optmist, Veleiro Laser 4.7, e Laser Radial.

Na classe Optimist geral, o título ficou com João Felipe dos Santos, com Vitória Veiga em seguro lugar. Na mesma classe, no feminino, Veiga também levou o título. Na classe Laser 4.7 geral, o campeão foi Luiz Henrique Silva. Já na classe Laser Radial – sub 23 – o campeão foi Anthony Fernando Muniz.

Colaboração Jogos de Aventura e Natureza