Matérias

Abertura dos Jogos acontece em Matinhos com diversas atrações

Neste sábado (10) acontece a abertura da primeira edição dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. A cerimônia está marcada para acontecer a partir das 13h30, em Matinhos, na Avenida Paranaguá, na PR-412, em frente a rotatória.

O evento também terá muita diversão ao som das bandas Denorex 80, Milk’n Blues e da Banda que Voa. A entrada é gratuita e aberta para a população. Além disso, estão programadas outras atrações como voo de balão, parede de escalada com tirolesa, simulador de parapente, Feira da Agroindústria Familiar da Emater, praça de alimentação com foodtrucks, van do turismo e clínicas esportivas.

Serão realizadas ao longo do dia as competições de Beach Soccer, atividades de educação ambiental e ação de plantio de árvores, realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).

No sábado (10), terá ainda a chegada de grupos de jipes e motociclistas, nas modalidades de apresentação, premiação da corrida Cross Country e Montain Bike e a chegada da Caminhada da Natureza, atividade desenvolvida pela Emater e aberta para a comunidade. Estão programadas oficinas de sustentabilidade e de gerenciamento de riscos das atividades de turismo e aventura, além de palestra sobre ecoturismo e turismo de aventura. Estas ações são realizadas pelo SEBRAE e pela Paraná Turismo.

A programação do dia ainda prevê uma oficina e feira de robótica, organizada pela Celepar e Escola Municipal Durival de Britto, oficina de uso de smartphone para a terceira idade, também da Celepar, e atividades de escotismo, que serão realizadas pela União dos Escoteiros do Brasil e do Paraná.

As competições começam já na sexta-feira (9) e vão até o dia 18 nos municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Durante a semana serão realizadas oficinas esportivas para as crianças das escolas dos municípios litorâneos: stand up paddle, canoa havaiana, beach tênis, slackline, rugby, oficinas de sustentabilidade, desenvolvidas pela SEDEST e oficinas culturais, realizadas pela Superintendência da Cultura.

Colaboração Instituto Paranaense de Ciência do Esporte/ Daniela Borsuk